O que são e para que servem as DUTs?

O que são e para que servem as DUTs?

As Diretrizes de Utilização (DUT) são regras e normas elaboradas pela Agência Nacional de Saúde (ANS) que servem para orientação e regulamentação do uso adequado de procedimento médicos e exames complementares. Elas são descritas e baseadas em estudos médicos com a finalidade de utilização das novas tecnologias ou exames que realmente possam trazer benefícios para o paciente ou que auxiliem os médicos no diagnóstico de doenças.

Confira os procedimentos relacionados no anexo 2 do Rol de procedimentos e eventos em Saúde 2016 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Para todos esses procedimentos são utilizadas as Diretrizes de Utilização. Segue alguns exemplos de exames que são solicitados com frequência e que necessitam das informações pertinentes, conforme as diretrizes:

DUT 03 - Angiotomografia coronariana.

DUT 04 - Anticorpos Anti Peptídeo cíclico citrulinado - IGG (anti ccp). 

DUT 10 - Cintilografia do miocárdio – corresponde aos seguintes procedimentos: cintilografia do miocárdio perfusão – estresse farmacológico; cintilografia do miocárdio perfusão – estresse físico; cintilografia do miocárdio perfusão – repouso.
DUT 19 - Dímero-d

DUT 20 - Ecodopplercardiograma Fetal com Mapeamento de fluxo.

DUT 25 - Fator V Leiden, análise de mutação.

DUT 60 - Pet-Scan oncológico.

DUT 61 - Protrombina, pesquisa de mutação.

DUT 69 - Tomografia de Coerência Óptica.

DUT 75 - Ultrassonografia obstétrica morfológica.

DUT 76 - Ultrassonografia Obstétrica com Translucência Nucal.

DUT 110 - Análise Molecular de DNA; pesquisa de microdeleções/microduplicações por fish (fluorescence in situ hybridization); instabilidade de microssatélites (MSI), detecção por PCR bloco de parafina. 

Para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento ou o Agente Regional mais próximo. 




8248