Política de Privacidade
Este documento tem por objetivo definir a Política de Privacidade da Fundação Copel de Previdência e Assistência Social, para regular a obtenção, o uso e a revelação das informações pessoais dos usuários de seus websites e serviços.
1. Princípios
A Política de Privacidade da Fundação Copel de Previdência e Assistência Social se baseia no seu Código de Ética e nos seus princípios, dentre os quais estão o compromisso com a transparência e o respeito nas relações com seus assistidos, participantes, patrocinadores, fornecedores e agentes de governança.
A Fundação Copel se preocupa com a privacidade e a segurança dos dados dos usuários que acessam os seus websites, e protege a privacidade de todas as informações pessoais lá inseridas.
Os websites da Fundação Copel contêm áreas de acesso restrito, acessíveis apenas a usuários que recebam autorização específica, mediante identificador do usuário e autenticação por meio de senha de acesso. Para que um usuário possa ser identificado e autenticado, algumas informações pessoais poderão ser solicitadas.
Este documento é dirigido a todos os usuários dos websites da Fundação Copel.
2. Tratamento das informações
As informações solicitadas aos usuários são as mínimas necessárias à realização e ao aprimoramento dos serviços prestados, inclusive por meio dos websites, e ficam armazenadas no Sistema de Informações da Fundação Copel. As informações dos usuários são utilizadas somente por pessoal autorizado e qualificado a desempenhar as funções inerentes a contatos e realização de negócios.
As informações pessoais dos usuários são coletadas e protegidas de acordo com padrões rígidos de confidencialidade e segurança e não são repassadas a terceiros, exceto se expressamente autorizado pelos próprios usuários ou de acordo com o disposto nesta Política quanto à sua divulgação.
Os usuários podem, a qualquer tempo, corrigir ou atualizar suas informações e demais dados cadastrais fornecidos por meio do website, pelos diversos canais de contato disponíveis.
Os dados inseridos pelos usuários são de sua única e exclusiva responsabilidade, razão pela qual se requer extremo cuidado nas suas inserções.
3. Segurança das informações
A Fundação Copel adota medidas de segurança apropriadas para impedir acessos e alterações não autorizados, revelação ou destruição de dados. Essas medidas incluem, mas não se limitam a revisão interna de práticas de processamento, armazenagem e medidas de segurança, assim como medidas de segurança física para barrar acessos não autorizados aos sistemas de armazenamento de dados.
O acesso às informações pessoais dos usuários é restrito aos empregados da Fundação Copel, contratados e agentes que necessitem conhecer essas informações para operar, desenvolver ou melhorar os serviços e produtos oferecidos pela Fundação Copel. Esses indivíduos possuem obrigações de confidencialidade e podem ser civilmente e/ou criminalmente processados se descumprirem essas obrigações.
As informações pessoais dos usuários não são vendidas, alugadas ou trocadas com terceiros.
Tentativas de invasão aos websites ou qualquer outro ambiente informatizado da Fundação Copel serão entendidas como atitudes ilícitas e serão tratadas em conformidade com o disposto na legislação civil e penal em vigor.
4. Direitos Autorais
A Fundação Copel protege as informações contidas nos seus websites de acordo com as leis e normas que regulamentam os direitos autorais, propriedade intelectual, marcas registradas e patentes. Todos os conteúdos (textos, imagens, sons, arquivos) e/ou aplicativos (programas, sistemas) exibidos nos websites são protegidos por direitos autorais, não sendo permitida sua modificação, reprodução, armazenamento, transmissão, cópia, distribuição ou quaisquer outras formas de utilização para fins comerciais sem o consentimento prévio , expresso e por escrito da Fundação Copel.
5. Informações coletadas e sua utilização
Para a utilização dos serviços e das áreas de acesso restrito dos websites da Fundação Copel, os seguintes tipos de informação podem ser requeridos ao usuário:
Comunicações do usuário
Quando o usuário envia um email ou qualquer outra comunicação
para a Fundação Copel, essas comunicações podem ser retidas para o processamento das
solicitações e melhoria dos serviços.
Registro de acesso
Os servidores da Fundação Copel automaticamente registram quando o usuário visita os websites na Internet, incluindo URL, endereço de IP, tipo de navegador, idioma, páginas visitadas, a data e hora da sua utilização.
Senhas de acesso
As senhas de acesso criadas pelos usuários são individuais e são
armazenadas de maneira criptografada, de modo a não se poder descobri-las a partir de uma
consulta aos registros no banco de dados.
As informações coletadas dos usuários são tratadas de maneira adequada, de acordo com critérios para:
Divulgação
O acesso, utilização, preservação, afastamento ou revelação de informações é
necessário para:
- Atender qualquer legislação aplicável, regulamento, processo legal ou
solicitação governamental;
- Termos de serviço aplicáveis, incluindo investigação de violação em
potencial;
- Detectar, auditar, prevenir ou de outra forma endereçar fraude, questões técnicas ou
de segurança;
- Proteger contra danos iminentes aos direitos, propriedades ou segurança da
Fundação Copel, seus usuários ou o público, como exigido ou permitido pela legislação vigente.
6. Aceitação dos Termos
Ao usar os websites da Fundação Copel o usuário confirma que aceita esta Política de Privacidade. Caso o usuário não concorde com esta Política de Privacidade não deverá utilizar o website. O uso contínuo do website após as publicações de alterações destes termos significa que o usuário os aceita.
7. Recomendações
A Política de Privacidade ora estabelecida está sujeita a alterações, a qualquer tempo, motivo
pelo qual recomenda-se sua periódica verificação.
Por motivo de segurança, recomenda-se aos usuários que mantenham os softwares e demais dispositivos de proteção de seus computadores sempre atualizados, tais como sistema operacional, firewall pessoal, sistemas anti-vírus e anti-spyware, e adotem boas práticas de segurança da informação.
A segurança das senhas de acesso do usuário é fundamental para a proteção de suas informações pessoais. Qualquer um que tenha acesso a elas poderá não só ler, usar ou alterar os dados do usuário, mas também realizar ações maliciosas em seu nome. As senhas são únicas, intransferíveis e de inteira responsabilidade de cada usuário, que deverá mantê-la sob sua guarda e controle.
8. Contato
Política de Privacidade Online
Endereço
Rua Treze de Maio, 616 - CEP 80510-030 - São Francisco - Curitiba/PR
E-mail
central.fundacao@fundacaocopel.org.br